Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" MARX PARA LEIGOS "

Publié le 27 Septembre 2016 par Filosofia-Xauteriana

( 27/09/2016 )-- em português

<< A Consciencia, Propriedade do Cerebro >>

A consciencia é um produto da actividade do cérebro humano, ligada ao conjunto dos orgãos dos sentidos. Essencialmente, ela é o reflexo do mundo material. O processo que compreende as multiplas formas da actividade psiquica dos homens : as sensações, as percepções, as representações, os conceitos, os sentimentos e a vontade.

A actividade normal da consciencia é impossivel num cerebro que não funcione normalmente. As perturbações ao funcionamento do cerebro, causadas por doença, embriaguez, absorção de drogas, ou por simples programas de televisão provocam a incapacidade de se pensar salutarmente !!!

O sono é uma inibição parcial, temporaria, de actividade cerebral : o pensamento interrompe-se, a consciencie obscurece-se.

Estas teses materialistas, por verdadeiras que sejam, não permitem que se conclua que o pensamento seria apenas uma substancia segregada pelo cerebro -- tal não é mais do que uma ideia vulgar sobre a natureza do pensamento que, ainda hoje, serve de argumento a varios neo-liberais exploradores do tranalho alheio. A ACTIVIDADE PSIQUICA , A CONSCIENCIA, O PENSAMENTO E UMA PROPRIEDADE PARTICULAR DA MATERIA -- NUNCA UMA SUBSTANCIA PARTICULAR !!!

Na resolução do problema fundamental da Filosofia, nos opomos a consciencia e a materia, o espirito e a natureza. A MATERIA E TUDO QUANTO EXISTE INDEPENDENTEMENTE DA CONSCIENCIA, FORA DA CONSCIENCIA !!!

Frequentemente ouvimos diversos idealistas acusarem-nos de defendermos a ideia que a consciencia seria uma substancia material -- ESTA CALUNIA serve-lhe para tentarem denegrir o materialismo filosofico marxista. Isto é uma velhissima artimanha : << atribui-se ao adversario um absurdo, para critica-lo em seguida e recuperar " triunfalmente " o resultado >>.

Na realidade, a identificação da consciencia e da materia pertence ao materialismo-vulgar; nunca ao materialismo dialectico.

A Filosofia Materialista Marxiste teve sempre de lutar contra tal concepção. Ela traça a linha de demarcação entre a consciencia ( QUE REFLETE O MUNDO MATERIAL ) e a propria materia.

( Na Sexta-feira, dia 07 de Outubbro de 2016, abriremos o nosso << SEGUNDO CADERNO >>, fazendo uma introdução sobre " Os Adversarios do Materialismo Filosofico " )

Este blog tambem é seu.

http://principios-marxistas.over-blog.com

Commenter cet article