( 22/12/2016 )-- em português
<< 2° CADERNO -- Texto N°1-B >>
A situação é paradoxal, na vida espiritual dos paises capitalistas : por um lado, a Ciencia progride irresistivelmente e alarga mais e mais os nossos conhecimentos sobre o mundo material; em colaboração com a tecnica, aumenta infinitamente o poder dos homens sobre a Natureza; jà là vai mais de um século que a Filosofia Materialista avançada ( o Materialismo Dialectico e Historico ) existe e se desenvolve, fornecendo explicações autenticamente cientificas sobre os fenomenos da natureza e da sociedade. Por outro lado, muitos filosofos e até alguns sàbios não conseguem dar um fundamento justo à objetividade do mundo, afirmando que a Ciencia não podera descobrir a verdade objectiva e que o Homem seria incapaz de reconhecer a essencia das coisas, não lhe restando outra alternativa senão acreditar no sobrenatural e regredir para as demagogias religiosas.
Quais são as razões desta situação ?
Como se explica que pensadores inteligentes e sabios honestos possam partilhar das ideias idealistas, contrarias à Ciencia e à Experiencia Social ?
Os interesses de classe da burguesia e os preconceitos anti-comunistas dos intelectuais burguêses constituem o principal obstaculo à adoção do materialismo !!!
O Materialismo Cientifico atual ( seja, o Materialismo Dialectico e Historico ), logo que se desvendam todas as suas consequencias, conduz à Classe Trabalhadora e leva a aderirmos à Teoria do Socialismo Cientifico. Eis uma das razões primordiais para todos quantos se recusam a romperem com a burguesia -- incuindo aqueles cientistas que receiam reconhecer o materialismo.
Quanto aos apologistas e aos ideologos do capitalismo ( declarados e activos ), estes consideram o Materialismo Dialectico como um inimigo teorico intransigente que devem banir custe o que custar. Para tal efeito, usam de todos os meios de pressão ideologica e moral, sem esitarem: IMPRENSA, RADIOS, TELEVISÕES, UNIVERSIDADES, SERMÕES, TRATADOS CIENTIFICOS. Logicamente que esta propaganda continu exerce, naturalmente, uma influencia sobre os espiritos menos prevenidos.
Nos proximos Textos vamo considerar as principais correntes filosoficas da burguesia contemporanea, na esperança de podermos exclarecer alguns dos nossos leitores.
a nossa proxima publicação do " 2° CADERNO -- N°1 " saira Sexta-feira, dia 27 de Janeiro de 2017 , no sitio seguinte :