Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" MARX PARA LEIGOS "

Publié le 14 Juin 2016 par Filosofia-Xauteriana in in português

<< Aqueles que negam a existencia objetiva do espaço e do tempo >>

( 14/06/2016 )-- em português

A experiencia diaria do Homem, assim como os dados fornecidos pelas Ciencias, atestam que tanto o espaço como o tempo são uma realidade objetiva.

Todavia ha ainda numerosos filosofos que pretendem negar a objetividade do espaço e do tempo.

Kant dizia que não ha espaço e tempo objetivos, independentemente da consciencia; que o espaço e o tempo não são outra coisa senão formas humanas de contemplação dos fenomenos. Apercebermo-nos dos fenomenos situados no espaço e, que se sucedem no tempo, seria uma particulariedade do conhecimento humano. Sem a consciencia humana não haveria espaço nem tempo.

( Este conceito de espaço e de tempo, considerado enquanto maneira subjetiva de vêr os fenomenos, continua ainda muito espalhada pelos filosofos idealistas da atualidade )

Contudo, encontra-se em contradição flagrante com a Ciencia, com a experiencia, com a pratica -- que a reduzem a nada!!!

A Ciencia provou-nos que o mundo existia jà, antes que o Homem tivesse surgido, com a sua consciencia. Logo, o espaço e o tempo tambem existiam portanto, sem esta consciencia -- visto que o mundo material não podera existir senão no espaço e no tempo!!!

Hoje, não somente a Ciencia, mas tambem os aparelhos ( construidos pelos homens ) penetram os espaços cosmicos -- novo golpe desferido contra os conceitos idealistas que, invariavelmente, repetem que tanto o espaço como o tempo seriam fenomenos subjetivos.

A teoria materialista dum mundo material, existindo no espaço e no tempo, reduz a zero as afirmações da <<Igreja>> que pretende que existiria um <<ser divino>>, fora do espaço e do tempo. A teologia ensina que <<deus>> existia antes da criação da Natureza e, que tendo criado esta, ficou fora dela -- sem explicar tal omnipresença!... <<Igreja>> que afirma que so <<deus>> seria infinito e eterno, enquanto que a Natureza teriam um começo e um fim, tanto no espaço como no tempo.

A Ciencia demonstra, DE MODO INEGAVEL, a inconsistencia de tais opiniões clericais. No quadro do mundo que a Ciencia revela, não ha lugar para qualquer <<deus>> !!!

Jà no século XVIII o astronomo Lalande dizia: << Percorri o céu inteiro e não encontrei deus algum >>.

A Natureza é a causa de si mesma!!!

Esta ideia foi formulada no século XVII, pelo filosofo materialista Spinoza.

Significa que a Natureza não necessita dum hipotetico incriado ( * ); que ela propria possui as qualidades de infinidade e de eternidade -- atribuidas pela teologia a uma pretensa divindade !!!

Demonstrando que a Natureza é eterna e infinita, o Materialismo Filosofico Marxista estabelece uma base indestrutivel ao ateismo .

( * ) VOCABULARIO = incriado -- que não foi criado.

( Leia na Quarta-feira, dia 22/06/2016, o texto: << O Pensamento Humano N°1 >> )

Podera contactar-nos para: joserochadafonseca@yahoo.fr

Commenter cet article