Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" MARX PARA LEIGOS "

Publié le 24 Mai 2016 par Filosofia-Xauteriana

<< As formas de Movimento da Materia >>

( 24/05/2016 )-- em português

Para as diversidades de materia corresponde a diversidade de formas de movimento !!!

A forma mais simples é o deslocamento mecânico dum corpo no espaço.

Os processos termicos, devidos aos movimentos desordenados das moléculas ( que constituem os corpos fisicos ), representam jà uma forma mais complexa de movimento.

Està cientificamente estabelecido que a luz ( ou seja, os raios electromagneticos ), e ps campos fisicos são igualmente estados particulares da materia em movimento.

O movimento da materia tambem se manifesta nos processos quimicos da transformação dos corpos, ligados à união e à separação dos àtomos e das moléculas.

A vida da natureza organica, os processos fisiologicos que se desenvolvem no mundo vegetal e animal, a evolução das especes constituem, igualmente, formas especificas de movimento -- uma propriedade geral da materia.

Pode-se observar uma forma particularmente complexa do movimento da materia, na vida social : o desenvolvimento da produção material, a via economica, etc.

Desde os fins do século XIX, a Ciencia descobriu e continua estudando uma quantidade de formas ( do movimento da materia ), até então desconhecidas : o movimento das particulas à volta do neutrão ( no interior dos àtomos ), processos complexos de transformações intra-nucleares, etc. E nem deveremos duvidar que outras formas de movimentos da materia, ainda estão para serem descobertas.

Longe de se procederem isoladamente, as formas de movimento da materia estão ligadas umas às outras e convertem-se umas nas outras!!!

E assim que o movimento caotico das moléculas se converte em processos termicos.

Estes processos termicos podem dar lugar a modificações quimicas e, mesmo, a fenomenos luminosos.

Num determinado grau de evolução os processos quimicos resultam na formação dos albuminoides e de sistemas de fermentação que se conglumeram -- daqui, a aparição da vida, que significa duma forma biologica de movimento da materia !!!

Pelo facto de que as formas do movimento da materia se poderem converter umas nas outras, exprimiu-se uma lei fundamental das Ciencias da Natureza : " a lei da transformação e da conservação da energia " .

Aos diferentes graus de desenvolvimento e de complexidade da materia correspondem diversas formas de movimento !!!

As formas inferiores ( mais simples ) estão compreendidas nas formas superiores ( mais complexas ), participando nestas.

Todavia, existe uma diferença qualitativa entre as formas do movimento; as formas superiores não se reduzem às inferiores. Assim, observa-se nos processos fisiologicos um movimanto mecânico : o deslocamento ( no espaço ) de elementos que participam a estes processos; porém, os fenomenos fisiologicos não se reduzem ao deslocamento mecânico destes elementos.

Os antigos materialistas ( os materialistas macanistas ) imaginavam que a vida da Natureza e da Sociedade Humana era regida por movimentos mecânicos, no espaço de particulas de materia e de corpos.

Pela profundidade teorica ( enquanto mudança genérica ) o Materialismo Filosofico Marxista ultrapassa o conceito tacanho, simplorio, do movimento da materia que foi o dp materialismo mecanista.

( Quinta-feira, dia 02 de Junho de 2016, poderà lêr : << O Espaço e o Tempo >> ).

Commenter cet article