Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" PRELUDIO-A-KARL-MARX ( Texto N°42-A ) "

Publié le 30 Mars 2016 par Filosofia-Xauteriana

(30/03/2016 )-- em português

Se sair à rua sem um centavo no bolso, poderei dizer-me, ou considerar-me livre?

Non. Evidentemente que não, a menos que me empolgue uma qualquer exaltação vagabunda e selvagem que me lance num desafio ao mundo propagueando a minha miseria, o que revelara um momento em que estarei atacado por paradoxismo e loucura.

Suponhamos, portanto, que saio com dinheiro no bolso. Assim, se posso comprar aquilo que vejo, sentir-me-ei maravilhosamente livre e forte; detenho um poder sobre as coisas e sobre as pessoas -- sobre tudo quanto puder pagar-me. Mas, ao retirar o dinheiro do bolso, esqueci que com este gesto familiar ( << PAGAR >> ), que não sou eu quem é forte, poderoso, livre; esqueci que por este gesto estou aceitando um enorme mecanismo social -- que, até ignoro, ou prefiro ignorar ! Enquanto que este mecanismo funcionar em meu proveito, sentir-me-ei livre.

Eis o que acontece na vida de todos os dias. Esta familiariedade dissimula o << misterio social >>, embora tal não chegasse a este ponto se este misterio não estivesse jà, por natureza, oculto -- é a ilusão da Liberdade!!!

Ora, isto não é uma ilusão total : enquanto possuo dinheiro, sou verdadeiramente mais livre do que quando não o tenho!

Todavia e simultâneamente é uma ilusão, pois que é uma coisa exterior a mim proprio,( com tudo quanto està implicito ), onde se fundamenta a minha liberdade.

No " KAPITAL ", Karl Marx descreveu, em termos indubitaveis, o paradoxo desta alienação. Eis onde vamos focalisarmo-nos porque, filosoficamente, é o ESSENCIAL DO MARXISMO:

( a prosseguir, Quarta-feira, dia 06 de Abril de 2016, no " Texto N°42-B ).

Para contactar-nos podera escrever para:

1) uniondespeuples@outlook.com

2) filosofia.xauteriana@gmail.com

3) joserochadafonseca@yahoo.fr

Commenter cet article