Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" PRELUDIO-A-KARL-MARX "

Publié le 28 Novembre 2016 par Filosofia-Xauteriana

( 28/11/2016 )-- em português

 << 2° CADERNO -- Texto N° VII >>

Analisando as teorias economicas do liberalismo, Marx demonstrou-nos que elas são exclusivamente instrumentos de dominio.

Quando a Inglaterra se encontrava especialmente bem colocada na concorrencia, em virtude da sua superioridade em equipamentos, o liberalismo dos economistas manchesterianos visava a supressão de todas as barreiras alfandegarias -- seja, a abrir o mundo inteiro aos produtos industriais inglêses.

Na propria Inglaterra, que propunham os industriais liberais ao apoiarem a acção politica em favor da livre-circulação dos cereais e a supressão dos impostos sobre o trigo?

Com que fim?...

A diminuição do preço do pão permitiria a diminuição dos salarios -- assim, maiores beneficios para os industriais, mesmo se o pequeno predial era prejudicado.

REGRA GERAL: o individualismo liberal visa a esmagar a Classe Trabalhadora !!!

A representação do individuo como um << ATOMO SOCIAL >> ( esta representação dos ideologos liberais ) não pode ser criticada ligeiramente, tomando-a apenas enquanto uma tentativa mais para o conhecimento racional dos homens; ela deve tornar claro que o seu caracter é de instrumentalisação ideologica !!!

Os feudais afirmavam, à maneira deles, que as Classes se distinguiam nas << Ordens >> e nos << Estados >>, que lhes pareciam fundados sobre realidades eternas, sobre as distinções absolutas dos seres humanos: nobreza, cleriarcado, terceira-ordem ( compreendendo os burguêses, os artisões, os camponeses, etc. ).

A burguesia é a classe que nega as Classes Sociais.

Ao negar as Classes Sociais ela coloca aqui a sua ideologia-de-classe.

Assim, e simultaneamente, a burguesia destruiu as comunidades naturais ( reunidas pelo feudalismo ) para, com o seu << INDIVIDUALISMO >> se encarniçar a desintegrar a Classe Trabalhadora, reduzindo-a a um punhado de individuos isolados ( a ATOMOS SOCIAIS ), inaptos ao progresso civico, incompétentes para outro destino do que a produção animal.

Honestamente, convenhamos que esta representação burguêsa é, na realidade, um absurdo!!!

( a continuar na Segunda-feira, dia 05 de Dezembro de 2016,  no Texto N°VIII )

Commenter cet article