Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" PRELUDIO-A-KARL-MARX "

Publié le 3 Octobre 2016 par Filosofia-Xauteriana

( 03/10/2016 )-- em português

SEGUNDA PARTE : << Texto N° III >>

O Estado-burguês representou um progresso. Primeiramente por se substituir às formas antigas e ainda mais opressivas de Estado; depois, por revelar a existencia de classes. Evidentemente que o procura ocultar -- para ele, as Classes não existem; unicamente existiriam individuos, << livremente >> ligados por um contrato ou um quase-contrato social. No mesmo contexto, a liberdade juridica e politica dos individuos ( uma ficção ) não pode separar-se duma outra ficção: A IGUALDADE.

Juridicamente, os individuos ( no Estado burguês democratico ) são iguais perante a lei; não ha senão uma lei e um codigo, para todos os individuos. Ora é exactamente desta igualdade juridica que ressalta a realidade : AS INEGALIDADES ECONOMICAS E SOCIAIS !!!

A Burguesia, em nome da sua teoria da Liberdade ( do individuo livre, etc. ), nega as Classes; esta negação revela as Classes e mostra que a luta-de-classes ( que ela fez com o Povo, contra o feudalismo ) se volta agora contra ela-propria.

Eis porque na Questão Judaica, Marx escreveu:

<< A emancipação politica é um grande progresso; todavia ela não é verdadeira -- de verdade so ha a forma da emancipação humana, pois que ela foi a mais recente forma de emancipação no mundo, tal como ele estava organizado até tal data ... >>

Ou seja, esta << emancipação >> coduz a sociedade até ao ponto onde uma nova forma da Liberdade nascera do passado -- como uma necessidade concreta, " real, pratica " ( como a passagem da ficção para a sua realização, da Liberdade-abstracta para a Liberdade-concreta ) e duma emancipação politica a Humanidade passara para uma emancipação social e economica. Portanto, TOTALMENTE HUMANA !!!

( a continuar na Quarta-feira, dia 12 de Outubro de 2016, no " Texto N°IV " )

Não esite em comentar este blog que tambem é seu.

http://principios-marxistas.over-blog.com

Podera contactar-nos para:

1) uniondespeuples@outlook.com

2) joserochadafonseca@yahoo.fr

Commenter cet article