( 07/10/2016 )-- em português
<< 2° Caderno >> -- Introdução
Reconhecendo a unidade material do mundo, o Materialismo Marxista é um monismo filosofico. O estudo rigorosamente logico que explica todos os fenomenos no Mundo, partindo do unico principio: A MATERIA .
Porem existem teorias filosoficas que esitam a acordarem a primazia tanto à materia como ao espirito. Estas professam o dualismo filosofico, pelo qual haveria dois principios independentes ( um do outro ), absolutamente diferentes na sua propria essencia : a materia e o espirito, o corpo e a consciencia, a Natureza e a ideia. Esta foi a concepção de Descartes.
O dualismo não pode explicar factos conhecidos por todos, mostrando que uma acção sobre o corpo humano provoca reacções na consciencia; e, inversamente, que o pensamento pode suscitar um movimento corporal. O dualismo filosofico é inconsequente e, em geral, leva ao idealismo.
Os représentantes do idealismo filosofico que tentam interpretar o Mundo partindo do seu principio ideal tambem são monistas; mas os seus monismos repousam sobre um conceito que contradiz todo o desenvolvimento das Ciencias -- visto que sustentam que a ideia, o pensamento, a consciencia seriam os primordios do universo, e que , ao contrario, a Natureza, os objetos fisicos, o corpo humano apenas derivariam do principio espiritual. Segundo eles, tudo seria consciencia ou produto da consciencia.
( a continuar em << O Idealismo Objetivo >>, Terça-feira, dia 11/10/2016 )
Podereis contactar-nos para:
1) uniondespeuples@outlook.com
2) joserochadafonseca@yahoo.fr
Este blog tambem é seu. Escreva em: http://principios-marxistas.over-blog.com