Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" MARX PARA LEIGOS "

Publié le 11 Octobre 2016 par Filosofia-Xauteriana

( 11/10/2016 )-- em português

<< 2° Caderno >> -- O Idealismo Objetivo

O conceito idealista do Mundo, na sua forma mais primitiva ( mas ainda sobejamente geralizada ) està formulada nas doutrinas religiosas, com almas imateriais ou por deuses que teriam existido antes do Universo fisico.

Todos estes conceitos jà foram desmentidos ao longo de toda a Historia das Ciencias !!!

De modo indesmentivel jà foi demonstrado que os fenomenos espirituais surgiram aquando de um grau bastante elevado da evolução da materia, que são inseparaveis de processos materiais determinados no cortex cerebral e no sistema nervoso.

Sem estes fenomenos materiais, fisiologicos, não pode haverfenomeno algum espiritual !!!

A doutrina religiosa que diz que o espirito predecedeu a materia, a Natureza, não tem qualquer ponto veridico com a realidade !!!

Tais teses revestem uma forma mais refinada ( E MAIS ABSTRATA ) no sistema dos filosofos idealistas : Platão, Leibniz, Hegel -- que afirmaram que as coisas teriam por origem causas, essencias espirituais, imateriais, que teriam existido antes delas.

Platão chamou-lhes << ideias >>, ou << formas >> a tais causas imateriais.

Leibniz considerou-as como << àtomos >> espirituais, ou << substancias >> activas designadas por << monadas >>, que seriam a base das coisas.

Hegel coloca a << ideia >>enquanto conceito existente objetivamente. Ele escreveu : << O conceito é o principio primario, enquanto as coisas são aquilo que são graças à atividade do conceito que lhes é proprio e nelas se revela >>. Segundo Hegel, a é Natureza ( no seu conjunto ) seria, igualmente, o produto do conceito, da ideia absoluta, existindo fora do Homem e identica a qualquer deus.

A filosofia de Platão, de Leibniz e de Hegel é denominada " Idealismo Objetivo ", por admitir um certo principio espiritual << objetivo >>, distinto da consciencia humana e independente dela.

Os raciocineos dos idealistas objetivos não resistem à critica.

As ideias, os conceitos não existem senão no pensamento humano !!!

Os conceitos reflectem as propriedades e os traços gerais da propria realidade, os traços gerais do Mundo Material.

Tais são, por exemplo, as noções de Homem, de sociedade, de socialismo, de nação, etc. Um conceito, uma ideia precedendo a Natureza e ( concomitantemente ) construindo-a é uma quimera dos idealistas !!!

Lenine escreveu : << Cada um de nos sabe, por exemplo, o que é a ideia-humana; porem, a ideia sem o Homem ou anterior aos homens, essa ideia-abstracta ou ideia-absoluta, é uma invenção teologica do idealista Hegel >>.

( a continuar com " O Idealismo Subjetivo ", Quarta-feira, dia 19/10/2016 )

ESTE BLOG TAMBEM E SEU . Escreva para http://principios-marxistas.over-blog.com

Contacte-nos para:

1) uniondespeuples@outlook.com

2) joserochadafonseca@yahoo.fr

Commenter cet article