Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" MARX PARA LEIGOS "

Publié le 12 Mars 2016 par Filosofia-Xauteriana

<< O MATERIALISMO, FILOSOFIA PROGRESSISTA >>

( 12/03/2016 )-- in português

O que distingue o materialismo filosofico do materialismo espontâneo ( ingénuo ) é que o primeiro estabeleceu, elabora cientificamente e aplica ( com seguimento ) os principios materialistas, partindo dos dados da ciencia avançada e da pratica social.

A filosofia materialista é a arma segura que coloca os homens ao abrigo da influencia perniciosa das ideias reaccionarias da vida espiritual. Esta filosofia guia-nos na vida, indicando os metodos para resolvermos os problemas filosoficos que nos preocupam.

Desde hà seculos que a " Igreja " inculca ( nos homens ) um certo desprezo pela vida terreste e o temor de " deus ". Ela ensina aos homens ( especialmente às Massas oprimidas ) que estamos destinados a sofrer e rezar, que a felicidade nos é inacessivel neste << val de lagrimas >> e que não poderemos atingir à felicidade senão numa << vida futura >>, com submissão e humildade. Aqui, a religião vai até ao extremo de ameaçarmo-nos com as << vinganças divinas >> e as torturas do << inferno >> para todos que ousem levantarem-se contra o dominio dos exploradores -- como se patrões e ricos despoticos fossem uma instituição divina.

O grande merito da filosofia materialista é o de ajudar os homens a libertarem-se das superstições. Desde a Antiguidade que o materialismo se pronuncia contra o mêdo da morte, contra o mêdo das divindades e contra todas as pseudo-forças sobrenaturais.

A filosofia materialista ensina aos homens a apreciarem a vida terreste, esforçando-se por melhora-la sem contarem com << o além >>. Pela primeira vez na Historia, o Materialismo guindou bem alto a dignidade e a razão humana, proclamou que os homens não são vermes miseraveis mas a criação superior da Natureza, capazes de se tornarem seus donos e soberanos. O Materialismo està animado pela fé indestructivel no poder do Saber, esse unico meio para se decifrarem os enigmas do Mundo e para encontrar um regimen social razoavel e justo !!!

Os apologistas do idealismo, frequentemente caluniam o materialismo, apresentando-o como uma << doutrina sombria, desmoralisante, semelhante a um pesadêlo >> ( William James ). Na realidade, é exactamente a filosofia idealista ( especialmente a contemporanea ) que é bastante escura !!! Não são os materialistas, mas os numerosos adeptos do idealismo, quem negam as faculdades cognitivas da razão, pregando pela desconfiança à ciencia e ao saber. Não é o materialismo, mas o idealismo que oferece o terreno para as ideologias inumanas e aberrantes, como as teorias racistas e fascistas.

O idealismo filosofico recusa reconhecer a realidade do mundo material que nos envolve, declara-o como ilusorio e, em seu lugar, propõe um universo imaterial, ficticio.

Ao contrario, o Materialismo dà-nos um quadro fiel do Mundo, sem aditivos estrangeiros: << espiritos, deus criador, etc. >>. Os materialistas não esperam qualquer socorro de forças sobrenaturais, acreditam no Homem e na sua capacidade de transformar o Mundo, por suas proprias mãos e tornando-o digno.

Na sua propria essencia, o Materialismo é vivificante !!!

Os materialistas são pessoas que olham para o futuro sem receio, sem duvidarem da Justiça da Causa.

Desde hà séculos que os idealistas procuram rebaixar o Materialismo, clamando que os seus valôres espirituais e as ideias mais nobres lhe seriam estrangeiras; que tal seria previlegio exclusivo do idealismo filosofico...

NA REALIDADE O MATERIALISMO DIALECTICO E HISTORICO, DE MARX E DE ENGELS, LONGE DE EXCLUIRE AS IDEIAS AVANCADAS, OS PRINCIPIOS MORAIS E OS IDEAIS ELEVADOS, APRECIA-OS SOBREMANEIRA.

A LUTA PELO PROGRESSO, POR UM REGIMEN SOCIAL SUPERIOR NÃP PODERA TER SUCESSO SEM AS GRANDES IDEIAS QUE EXALTAM OS HOMENS!!!

( a continuar no texto << O Materialismo Contemporaneo >>, Sabado, dia 26/03/2016 )

Para contactar-nos:

1) uniondespeuples@outlook.com

2) filosofia.xauteriana@gmail.com

3) joserochadafonseca@yahoo.fr

Commenter cet article