Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
principios-marxistas.over-blog.com

Filosofia-Xauteriana

" PRELUDIO-A-KARL-MARX ( Texto N°23 ) "

Publié le 9 Septembre 2015 par Filosofia-Xauteriana

( 9/09/2015 ) in português

Anos depois do Manifesto de 1844, Engels voltou à questão da Liberdade, exprimindo-se nos seguintes termos:

-- Hegel foi o primeiro a expôr com justeza a relação entre a liberdade e a necessidade. Para ele, a Liberdade està no Conhecimento da Necessidade. A Necessidade não é cega senão enquanto ela é desconhecida !!! A Liberdade não consiste numa independencia ilusoria, relativamente às leis da Natureza, mas no conhecimento destas leis e, ainda, na possibilidade fundamentada de utiliza-las metodicamente para determinados fins.

Isto refere-se tanto às leis da Natureza exterior como às que regem o ser material e moral do Homem, ou seja: às duas categorias de leis que nos são acessiveis nas nossas ideias mas exteriormente à realidade.

A liberdade de querer não é, por conseguinte, senão a faculdade de se tomarem decisões com conhecimento de causa !!!

Desta forma, quanto mais livre estiver um julgamento sobre determinado ponto, tanto mais o seu conteudo ficara determinado pela necessidade ( Anti-Dühring, pagina 112 da 5° edição alamã ).

Este texto de Engels basta para mostrar que o Materialismo Dialectico esteve sempre presente em termos hegelianos, no problema da Liberdade.

Demonstra como a liberdade assente sobre o conhecimento da necessidade -- na Natureza, na Historia. Porem, so a teoria da << alienação >> ( integrada ao Materialismo Historico e Dialectico, bem como às teorias do dinheiro e do capital ) indica como A NECESSIDADE HISTORICA é tambem, e num sentido, a obra da acção e das liberdades humanas.

Portanto, apenas esta teoria mostra claramente como a NECESSIDADE HISTORICA ( a que falsamente chamam de << determinismo historico >>, atribuindo tal aos marxistas sem observarem a absurdidade dum tal mecanismo brutal ) se acorda com a realização da Liberdade e a Plenitude do Futuro Humano.

( a continuar no " Texto N°24 ", Quarta-feira, dia 16 de Setembro de 2015 )

Podera contactar-nos para:

1) uniondespeuples@outlook.com

2) jose.rochadafonseca@sfr.fr

3) filosofia.xauteriana@gmail.com

Leia-nos ainda em:

FACEBOOK -- uniondespeuples

TWITTER -- FXauteriana

Commenter cet article